quinta-feira, 28 de março de 2013

Visita de Estudo à Estação de Tratamento de Água - Guaçuí-ES

O Dia Mundial da Água é um dia dedicado a chamar a atenção sobre a importância da água doce e preservação de sua qualidade. O ano de 2013 foi escolhido como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água com o objetivo de promover uma maior interação entre os países e debater os desafios do manejo da água. Dessa forma não poderíamos deixar passar em branco esta data tão importante para o meio ambiente. Na disciplina de ciências, os alunos das 6ª séries da EMEF Deocleciano de Oliveira em Guaçuí, fizeram sua parte. Veja alguns trabalhos e ações

Visita de Estudo
A visita de estudo, além de ser um passeio prazeroso, é uma excelente oportunidade para transmitir os conteúdos de maneira prática e eficiente.


O aluno Victor coletou uma amostra da água bruta para que fosse comparada com a água após o tratamento.

Durante a visita, conhecemos as etapas do tratamento da água e os produtos químicos a ela adicionados ( sulfato de alumínio, cloro e fluor).












Acredito que todos gostaram da atividade, prova disso é que querem sair mais.
Foi muito produtivo.


Dia Mundial da Água - Alunos da 6ª B e C - EMEF Deocleciano de Oliveira

O Dia Mundial da Água é um dia dedicado a chamar a atenção sobre a importância da água doce e preservação de sua qualidade. O ano de 2013 foi escolhido como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água com o objetivo de promover uma maior interação entre os países e debater os desafios do manejo da água. Dessa forma não poderíamos deixar passar em branco esta data tão importante para o meio ambiente. Na disciplina de ciências, os alunos das 6ª séries da EMEF Deocleciano de Oliveira em Guaçuí, fizeram sua parte. Veja alguns trabalhos e ações.

Layla da Silva - 6ª C







Hechily Brandão Gouvea - 6ª C
Monique da Silva Duarte - 6ª C












domingo, 24 de março de 2013

Macaco Muriqui é candidato oficial a mascote das Olimpíadas 2016

Apoie também a candidatura do muriqui para mascote dos
Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

O simpático macaco muriqui (em tupi, “povo manso da floresta”), forte candidato a mascote nas Olimpíadas de 2016, está seriamente ameaçado de extinção. A espécie sofre com a caça esportiva e para o consumo humano. O maior primata das Américas é endêmico do Brasil e encontrado em grande parte da Mata Atlântica, mais precisamente no Estado do Rio de Janeiro.


Além da carne do muriqui (que já foi muito apreciada para o consumo humano no passado), a redução drástica dos indivíduos aconteceu, principalmente, pela extração do palmito-juçara (que mesmo proibida há duas décadas ainda é muito comum em grandes áreas de São Paulo e do Rio), considerado uma das bases de sua alimentação.

Afora a destruição do habitat, a caça e a introdução de doenças (pelo contato com os caçadores), outro motivo levou os animais a figurar na lista elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) foi também a baixa taxa de reprodução. Este é o caso do muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), que está na posição de “criticamente em perigo”. Com uma gestação de 210 a 255 dias, a fêmea muriqui tem seu primeiro filhote somente depois dos oito anos de vida.

Conservação

Além do muriqui-do-norte, que vive no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e já está extinto na Bahia e em Sergipe, há o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), espécie que habita o Paraná, São Paulo e sul do Rio de Janeiro. A única diferença entre as duas espécies é que o muriqui-do-norte tem o rosto despigmentado e um polegar pouco útil.

Os muriquis, reduzidos a pouco mais de três mil indivíduos, sobrevivem atualmente em parques estaduais e nacionais. Apesar da caça existir até hoje, há avanços nos esforços de conservação. O Plano de Ação Nacional dos Muriquis, por exemplo, propõe estratégias para proteger a espécie.

Outra proposta é a criação de um corredor ecológico ligando duas reservas de proteção da Mata Atlântica em São Paulo, possibilitando que os muriquis se espalhem por uma área maior. O projeto pretende ainda implantar trilhas para que turistas e visitantes tenham mais proximidade com os primatas, ávidos por quem os abrace.
FONTE: http://www.terradagente.com.br/NOT,0,0,597752,Muriqui+e+candidato+a+mascote+das+Olimpiadas.aspx


Quer conhecer melhor o muriqui ? Clique aqui.
http://youtu.be/akL5VsMEjNY