segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aula de Campo na RPPN Alimercino G. de Carvalho - Guaçuí-ES



RPPN ALIMERCINO GOMES DE CARVBALHO

Aula de Campo – Revisão de Conteúdos (Prof. Fernando)

EMEF DEOCLECIANO DE OLIVEIRA – Guaçuí-ES
7º ANO B
Gomes.jb

Temas abordados:

Criptógamas: são plantas que não possuem flor, fruto e nem semente. Dentro das criptógamas está um outro grupo, o das briófitas e pteridófitas. 



Gomes.jb




As briófitas são plantas avasculares, isto é, não possuem vasos condutores de seiva, a sua nutrição é feita de célula por célula, lentamente, e já as pteridófitas são vasculares, elas já possuem vasos condutores de seiva. Ex de briófitas: musgos e hepáticas, ex de pteridófitas: samambaia, avenca e xaxim. As briófitas e as pteridófitas vivem em lugares úmidos e sombreados. Elas precisam da água para a sua reprodução e sobrevivência. 
Gomes.jb










Fanerógamas: são plantas que possuem raiz, caule, folha e semente, algumas possuem frutos e outras não. As fanerógamas são divididas em outros grupos também, como as criptógamas.
Gomes.jb
















Elas são divididas em gimnospermas, e angiospermas. As gimnospermas possuem semente nuas, ou seja que não são protegidas pro frutos, e as angiospermas não tem suas sementes nuas, elas já são protegidas por um fruto. 






Gomes.jb





As angiospermas são divididas em outra classe, as monocotiledôneas e as dicotiledôneas.

Gomes.jb
















As monocotiledôneas são as que possuem apenas um cotilédone e as dicotiledôneas possuem dois cotilédones (cotilédone é uma folha modificada que tem uma substância nutritiva que alimente o embrião na fase inicial de seu desenvolvimento). 



https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081016144816AADKKBw




Gomes.jb

Gomes.jb






Já falando das gimnospermas, os exemplos mais conhecidos dessa planta são as coníferas, isto é, elas tem um estrutura reprodutora chama de cones ou estróbilos. Ex de gimnospermas: cedro, pinheiro do paraná e pínus, ex de angiospermas: mangueira, jaqueira, abacateiro, tomateiro (dicotiledôneas), milharal, bambuzal (monocotiledôneas). 
Gomes.jb

















Gomes.jb


Gomes.jb



Para refrescar, como ninguém é de ferro, uma água fresquinha na piscina vinda diretamente da mina. 























Gomes.jb



Após os estudos, fomos recebidos com um almoço típico de churrascaria, sob o comando de Francisco, Jerusa, Roberto, Beatriz, Victor e Tida.

 Foi bom D +++

RPPN Alimercino Gomes de Carvalho
foto: Gomes.jb

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Jabuti Piranga


Texto publicado a 4 meses... 


A Estância São Lucas recebeu neste domingo (01.06.2014) mais uma doação de animal silvestre para compor a fauna da RPPN Alimercino Gomes de Carvalho.

Trata-se de um Jabuti Piranga, que passará por um período de adaptação à nova vida e posteriormente será solto na unidade. Valeu Eliane, nosso muito obrigado.


 Passados quatro meses de adaptação, o Jabuti já não recebe mais a ração com a qual estava acostumado. Ele agora, procura por alimento e água no pomar, apenas deixamos espalhado pelas proximidades tampinhas de laranja. As demais frutas, como ameixa, acerola, pitanga e vegetais, ele mesmo procura no solo. Na foto acima está comendo tomate no próprio pé.
 Gostaria da opinião de algum especialista em quelônio. Se alguém puder entrar em contato, agradeço. Tenho dúvida se poderá ser solto na Mata da RPPN. Contato  gomes.jb@hotmail.com