terça-feira, 26 de junho de 2018

Bacia Hidrográfica do Rio Veado => Revisão e mais algumas informações.


A nascente do Rio Veado fica na Serra do Caparaó, onde se encontra o terceiro maior pico do Brasil, o pico da Bandeira. Bem no alto da serra, está a nascente principal do Rio Veado, na localidade denominada Córrego da Jacutinga, a uma altitude de 2.200 metros, no município de Divino de São Lourenço, no triângulo Dores, Divino e Ibitirama, dentro do Parque Nacional do Caparaó.

O Rio Veado recebe varias contribuições de ribeirões e córregos, desde sua nascente até sua foz, quando se encontra com o Rio Itabapoana, na Divisa dos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, logo acima da localidade denominada Prata.


Da nascente a foz, o Rio Veado possui 73,33 km, sendo 31 km dentro do município de Divino de São Lourenço e quando adentra o município de Guaçuí, próximo à propriedade do Sr. Clarindo, logo após a Vargem Grande, percorre os 42,33 km restantes até sua foz.


Os principais tributários são:

Em Divino de São Lourenço:
->Córrego Limo Verde – com 11,2km
->Córrego do Veadinho – com 13,4 km
->Córrego Forquilha até Veadinho – 5,7 km
->Córrego Amarelo – 9 km

Em Guaçuí:
->Ribeirão de São Tiago – com 21,4 km
->Ribeirão de São Romão – com 15 km
->Ribeirão Santa Catarina – com 14,3 km
->Córrego da Cachoeira – com 13,9 km


As áreas de drenagem dessas quatro principais bacias em Guaçuí somam aproximadamente 236,04 km². Sendo a maior delas a do Ribeirão de São Tiago com 103,49 km², seguida por São Romão 46,04, Santa Catarina 43,75 km² e a bacia do Córrego da Cachoeira com 42,76 km².

Com o mapa, podemos localizar e entender melhor o posicionamento de cada curso principal. Nota-se que em Divino de São Lourenço, todos os maiores curso têm sua origem na Serra do Caparaó. Já em Guaçuí, temos dois cursos à direita e dois à esquerda do Rio Veado.

A região localizada ao sul e sudoeste de Guaçuí, está em branco, sem cursos hídricos, porque os mesmos contribuem com o Rio Preto e o Rio Itabapoana, não fazendo portanto, parte da bacia hidrográfica do Rio Veado.




sexta-feira, 4 de maio de 2018

Hidrografia de Guaçuí - Nascente do Rio Veado - Pesquisa Escolar

Pesquisas escolares, muitas vezes, acabam em frustrações por não encontrarem fontes confiáveis sobre determinados assuntos. Recentemente fui questionado por alunos do Ensino Fundamental sobre não encontrarem informações a respeito da nascente do Rio Veado. Assim, resolvi contribuir um pouco. Espero que ajude.

A nascente do Rio Veado fica na Serra do Caparaó, onde se encontra o terceiro maior pico do Brasil, o pico da Bandeira. Bem no alto da serra, está a nascente principal do Rio Veado, na localidade denominada Córrego da Jacutinga, a uma altitude de 2.200 metros, no município de Divino de São Lourenço, no triângulo Dores, Divino e Ibitirama, no Parque Nacional do Caparaó.

O Rio Veado recebe varias contribuições de ribeirões e córregos, desde sua nascente até sua foz, quando se encontra com o Rio Itabapoana, divisa com o estado do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Adentra o município, próximo à propriedade do Sr. Clarindo, logo após a Vargem Grande.


O Rio Veado corta todo o município de Guaçuí, como se fosse uma grande faixa, com aproximadamente 42,33 km de extensão, iniciando ao norte, parte superior esquerda e ao sul, a inferior direita. (olhe o mapa)

                             Nascente do Rio Veado em Divino de São Lourenço.



Rio Veado cortando Guaçuí.




                           Rio Veado e seus muitos ribeirões e córregos




                      Encontro do Rio Veado com o Rio Itabapoana - Foz.





Nascente

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

RECOMPOSIÇÃO VEGETAL - ESTÂNCIA SÃO LUCAS - GUAÇUÍ-ES.




Projeto de Recomposição Florestal - Estância São Lucas - Guaçuí-ES.
Foram três dias de muito trabalho, contando a abertura dos berços e o plantio. Para nossa alegria, na semana seguinte, fomos contemplados com 22 e 90 mm de chuvas, nos dias 29 e 30/01 respectivamente.