domingo, 18 de julho de 2010

Camuflagem Animal

A camuflagem é um recurso resultante da ação da seleção natural sobre uma determinada espécie, empregado por inúmeras espécies para se protegerem dos seus predadores. Uma das mais amplas e variadas adaptações é a camuflagem natural, a habilidade de um animal esconder-se de predador ou presa.
Você seria capaz de localizar um anfíbio nestas imagens? Se encontrar me avise.
A camuflagem pode ocorrer pela cor, forma ou tipo de cobertura do animal. Como o objetivo final da camuflagem é esconder o animal de outros, a fisiologia e o comportamento de seus predadores ou de suas presas é altamente significante. Um animal não desenvolverá nenhuma camuflagem que não o ajude a sobreviver, então nem todos os animais misturam-se em seu meio ambiente da mesma maneira. Por exemplo, não há sentido em um animal replicar a cor de seu meio ambiente se o seu principal predador for insensível às cores. O fator mais importante é o meio ambiente.

Palestra sobre Meteoritos













Prof. João Batista com um meteorito em
suas mãos.(Sítio da Sra. Sylvia- Guaçuí-ES)



Meteorito apresentado durante
a palestra - 30 Kg.

Alunos de escolas municipais de Guaçuí participam de palestra sobre Meteoritos
08/07/2010 - 17:00


Serrana Filetti

O professor João Batista Gomes, que coordenou a palestra, mostra um dos fragmentos trazidos para que os alunos conheçam sobre meteoritos
Serrana Filetti

Alunos de várias escolas municipais participaram na noite da quinta-feira, 8, de uma palestra sobre Meteoritos. A palestra ministrada pelo geólogo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professor Caio Vinícius Gabirg Turlay Rangel foi promovida pela Prefeitura de Guaçuí, através da Secretaria Municipal de Educação. Além de estudantes e curiosos no assunto, o astrônomo Paulo Antenor Ferreira da Costa, também mostrou para os alunos algumas curiosidades sobre o tema.

Com a coordenação do professor e educador ambiental, João Batista Gomes, o grupo de alunos da rede pública, do Ensino Fundamental, teve também a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a origem dos planetas. “É complicado segurar essa turminha, mas o Caio conseguiu passar para eles um pouco de seu conhecimento sobre os meteoritos”, disse João Batista, referindo-se ao tema que se tornou importante para a Região do Caparaó desde que caíram fragmentos de meteorito nas proximidades de Varre –Sai (RJ).

A respeito da importância dos meteoritos, Caio Vinícius afirmou que para a ciência não existe valor econômico, existe sim, um grande valor científico. “Através de pequenos fragmentos estudamos os meteoritos. Desse estudo, fazemos publicações científicas que podem ajudar, por exemplo, nosso Estado a conseguir recursos para a educação e a ciência”, afirmou o geólogo.

O interesse dos meteoritos para a Região do Caparaó é tão importante que segundo Caio, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) quer montar no Campus de Alegre em parceria com o Governo Federal, um Museu que retrate a história cultural do Espírito Santo, aproveitando assim para inserir nesse contexto a queda do meteorito de Varre-Sai. “Esse projeto trará o turismo para toda a região. Sem falar na curiosidades dos estudantes em aprender um pouco mais”, enfatizou.

De acordo com o astrônomo Paulo Antenor, há 19 anos não se registrava quedas de meteoritos no Brasil. O astrônomo trouxe fragmentos para os estudantes conhecerem. Segundo Paulo, um dos fragmentos trazidos foi encontrado na Argentina.




Informações Adicionais:
Secretaria Municipal de Educação (28) 3553-1294

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Guaçuí
Serrana Filetti (28) 3553-3344

sábado, 5 de junho de 2010

Flores


Estância São Lucas.


Praça da Matriz.

Praça da Matriz.

Pôr-do-Sol em Vassouras-RJ.

O pôr-do-sol ou pôr do Sol ou ocaso é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste que pode ser considerado como um processo inverso do nascer do sol que é quando o sol aparece no horizonte na direção leste. Este acontecimento verifica-se todos os dias em todas as regiões compreendidas entre o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico. Ao período do dia em que ocorre o pôr-do-sol dá-se o nome de "ocaso". Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o Sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial. (fonte: Wikipédia)











Cachoeira


Cachoeira do Sapo(nome dado pelos moradores do entorno devido a existência de uma pedra, em sua base, com formato idêntico a um SAPO.
Após São Tiago, primeira entrada à esquerda,Sítio do Marcos Monteiro.

Cachoeira do Sapo

Capivara em Guaçuí perto do pontilhão.


Capivara(Hydrochoerus hydrochaeris)

Capivara(Hydrochoerus hydrochaeris)

Primatas da Mata Atlântica


Bugio Ruivo ( Alouatta guariba)
Mata da Agrotécnica.

Bugio Ruivo ( Alouatta guariba)
Mata da Agrotécnica.

Sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus)
Cachoeiro de Itapemirim.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Visita à sede do Parque Nacional do Caparaó.


Jacupemba (Penelope superciliaris)


Jacupemba (Penelope superciliaris)

Casal de Jacupemba (Penelope superciliaris)

Projeto Muriqui Caparaó


Vale da Pedra Roxa - Ibitirama-ES




Campanha Vale da Pedra Roxa - Vagner e João Batista

Visita ao Vale da Pedra Roxa - Ibitirama-ES


Córrego das Pedras


Vale da Pedra Roxa (Ibitirama-ES).


Vale da Pedra Roxa (Ibitirama-ES).


Vale da Pedra Roxa (Ibitirama-ES).


Vale da Pedra Roxa (Ibitirama-ES).




Córrego do veadinho, bem próximo à nascente de
um dos afluentes do Rio Veado.


Vista mirante córrego do veadinho.(ParNa Caparaó)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Projetos e Artigos


Trabalho apresentado no I Simpósio em Ciências Florestais - CCA/UFES.
Linha de pesquisa Sensoriamento Remoto e Manejo de Bacias Hidrográficas. 09 a 11/06/2010.




























Mapas Hidrográficos da Bacia do Rio Veado - Guaçuí-ES.




ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO BUGIO (Alouatta guariba clamitans CABRERA 1940), EM REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA NO SUL DO ESPIRITO SANTO


Trabalho apresentado por Tadeu e Renata no V SIMPÓSIO EM ECOLOGIA - Ecologia do Comportamento - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

CENSO POPULACIONAL DE ALOUATTA GUARIBA CLAMITANS CABRERA, 1940, NA MATA DA AGROTÉCNICA, GUAÇUÍ-ES


Trabalho apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Primatologia em Blumenal-SC.

RPPN Alimercino Gomes de Carvalho


Vista do morro do Sítio do Sr. Nilson Rubin
(córrego de pedras). Morro anexo a RPPN.


Técnicos do IBAMA realizando a vistoria da RPPN.


Técnicos do IBAMA em vistoria à RPPN.


RPPN Alimercino Gomes de Carvalho.



Ciriema( Cariama cristata).




RPPN Alimercino Gomes de Carvalho.




PORTARIA No - 57, DE 22 DE JULHO DE 2009

O PRESIDENTE DO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - ICMBio, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 19, inciso IV, do Anexo I da Estrutura Regimental, aprovada pelo Decreto 6.100, de 26 de abril de 2007, publicado no Diário Oficial da União do dia subseqüente, e considerando o disposto no art. 21 da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, e o Decreto nº 5.746, de 05 de abril de 2006, que regulamenta a categoria de unidade de conservação de uso sustentável, Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN - e, considerando as proposições apresentadas no Processo Ibama n° 02009.000001/2006-01, resolve:

Art. 1º Criar a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN ALIMERCINO GOMES DE CARVALHO, de interesse público e em caráter de perpetuidade, em uma área de 6,01 ha (seis hectares e um are), localizada no município de Guaçuí, Estado do Espírito Santo, de propriedade de João Batista de Oliveira Gomes e Maria Aparecida Guedes Gomes, constituindo-se parte integrante do imóvel denominado Estância São Lucas, registrado sob a matricula n.º 5.864, registro nº 2, livro n.º 2-AH, folhas 24, de 17 de novembro de 2008, no Registro de Imóveis da Comarca de Guaçuí - ES.

Art. 2º A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Alimercino Gomes de Carvalho tem os limites descritos a partir do levantamento topográfico realizado, conforme memorial descritivo constante no referido processo.

Art. 3º A RPPN será administrada pelos proprietários do imóvel, ou representante legal, que será responsável pelo cumprimento das exigências contidas na Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, e no Decreto n.º 5.746, de 05 de abril de 2006.

Art. 4º As condutas e atividades lesivas à área reconhecida como RPPN criada sujeitarão os infratores às sanções cabíveis previstas na Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto n° 6.514, de 22 de julho de 2008.

Art. 5o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

RÔMULO JOSÉ FERNANDES BARRETO MELLO

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fotos ParNa Caparaó


Momento raro. Reprodução do Caramujo.