Contribuições na área de Educação Ambiental e trabalhos de pesquisa relacionados ao meio ambiente.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
terça-feira, 9 de abril de 2013
Nascente do Rio Veado - ParNa Caparaó
Pesquisas escolares, muitas vezes, acabam em frustações por não encontrarem fontes confiáveis sobre determinados assuntos. Recentemente fui questionado sobre a nascente do Rio Veado. Alguns, atribuem o crédito ao córrego da Cachoeira Alta ( veadinho), Divino de São Lourenço, quase na divisa com Dores do Rio Preto. Outros, ao Córrego da Jacutinga, também localizado no município de Divino de São Lourenço, no triângulo Dores, Divino e Ibitirama, ambos no Parque Nacional do Caparaó. Assim, posto neste espaço, um mapa para esclarecer a dúvida. O mapa é apenas uma ilustração didática feita no Software Google Earth e GPS TrackMaker, mas é confiável. Posso fazer o mapa, para os que interessarem, no Software ArcGis completo.
mapa Google Earth
mapa GPS TrackMaker
quinta-feira, 28 de março de 2013
Visita de Estudo à Estação de Tratamento de Água - Guaçuí-ES
O Dia Mundial da Água é um dia dedicado a chamar a atenção sobre a importância da água doce e preservação de sua qualidade. O ano de 2013 foi escolhido como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água com o objetivo de promover uma maior interação entre os países e debater os desafios do manejo da água. Dessa forma não poderíamos deixar passar em branco esta data tão importante para o meio ambiente. Na disciplina de ciências, os alunos das 6ª séries da EMEF Deocleciano de Oliveira em Guaçuí, fizeram sua parte. Veja alguns trabalhos e ações
Visita de Estudo
A visita de estudo, além de ser um passeio prazeroso, é uma excelente oportunidade para transmitir os conteúdos de maneira prática e eficiente.
O aluno Victor coletou uma amostra da água bruta para que fosse comparada com a água após o tratamento.
Durante a visita, conhecemos as etapas do tratamento da água e os produtos químicos a ela adicionados ( sulfato de alumínio, cloro e fluor).
Acredito que todos gostaram da atividade, prova disso é que querem sair mais.
Foi muito produtivo.
Dia Mundial da Água - Alunos da 6ª B e C - EMEF Deocleciano de Oliveira
O Dia Mundial da Água é um dia dedicado a chamar a atenção sobre a importância da água doce e preservação de sua qualidade. O ano de 2013 foi escolhido como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água com o objetivo de promover uma maior interação entre os países e debater os desafios do manejo da água. Dessa forma não poderíamos deixar passar em branco esta data tão importante para o meio ambiente. Na disciplina de ciências, os alunos das 6ª séries da EMEF Deocleciano de Oliveira em Guaçuí, fizeram sua parte. Veja alguns trabalhos e ações.
Layla da Silva - 6ª C
Hechily Brandão Gouvea - 6ª C
Monique da Silva Duarte - 6ª C
domingo, 24 de março de 2013
Macaco Muriqui é candidato oficial a mascote das Olimpíadas 2016
Apoie também a candidatura do muriqui para mascote dos
Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
O simpático macaco muriqui (em tupi, “povo manso da floresta”), forte candidato a mascote nas Olimpíadas de 2016, está seriamente ameaçado de extinção. A espécie sofre com a caça esportiva e para o consumo humano. O maior primata das Américas é endêmico do Brasil e encontrado em grande parte da Mata Atlântica, mais precisamente no Estado do Rio de Janeiro.
Além da carne do muriqui (que já foi muito apreciada para o consumo humano no passado), a redução drástica dos indivíduos aconteceu, principalmente, pela extração do palmito-juçara (que mesmo proibida há duas décadas ainda é muito comum em grandes áreas de São Paulo e do Rio), considerado uma das bases de sua alimentação.
Afora a destruição do habitat, a caça e a introdução de doenças (pelo contato com os caçadores), outro motivo levou os animais a figurar na lista elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) foi também a baixa taxa de reprodução. Este é o caso do muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), que está na posição de “criticamente em perigo”. Com uma gestação de 210 a 255 dias, a fêmea muriqui tem seu primeiro filhote somente depois dos oito anos de vida.
Conservação
Além do muriqui-do-norte, que vive no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e já está extinto na Bahia e em Sergipe, há o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), espécie que habita o Paraná, São Paulo e sul do Rio de Janeiro. A única diferença entre as duas espécies é que o muriqui-do-norte tem o rosto despigmentado e um polegar pouco útil.
Os muriquis, reduzidos a pouco mais de três mil indivíduos, sobrevivem atualmente em parques estaduais e nacionais. Apesar da caça existir até hoje, há avanços nos esforços de conservação. O Plano de Ação Nacional dos Muriquis, por exemplo, propõe estratégias para proteger a espécie.
Outra proposta é a criação de um corredor ecológico ligando duas reservas de proteção da Mata Atlântica em São Paulo, possibilitando que os muriquis se espalhem por uma área maior. O projeto pretende ainda implantar trilhas para que turistas e visitantes tenham mais proximidade com os primatas, ávidos por quem os abrace.
FONTE: http://www.terradagente.com.br/NOT,0,0,597752,Muriqui+e+candidato+a+mascote+das+Olimpiadas.aspx
Quer conhecer melhor o muriqui ? Clique aqui.
http://youtu.be/akL5VsMEjNY
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Mapas de Guaçuí : Distritos e Hidrografia
Devido à procura de alguns professores amigos, e à dificuldade de encontra-los, estou postando alguns mapas políticos e hidrográficos de nosso município. Se não atender ao interesse, pode entrar em contato que estudaremos a melhor forma de atendê-los.
Todo material postado no Blogger pode ser copiado, favor indicar a fonte.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
MORFOMETRIA E QUALIDADE DA ÁGUA EM MICROBACIAS DO MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ-ES
Dissertação apresentada à Universidade Federal do Espírito Santo, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, para obtenção do título de Mestre em Produção Vegetal, Aprovada em 27 de fevereiro de 2012.
COMISSÃO EXAMINADORA
Prof. Dr. Alexandre Cândido Xavier (Universidade Federal do Espírito Santo)
Prof. Dr. Roberto Avelino Cecílio (Universidade Federal do Espírito Santo)
Prof. Dr. Otacílio José Passos Rangel (Instituto Federal do Espírito Santo)
* Os interessados em conhecerem a pesquisa, entrar em contato pelo e-mail: gomes.jb@hotmail.com
http://www.slideshare.net/jb1961/morfometria-e-qualidade-da-gua-em-microbacias-do#
RESUMO
No cenário mundial, a água passou a se tornar progressivamente um recurso disputado, tanto pela sua disponibilidade quantitativa, quanto qualitativa, para os mais diferentes usos. O acesso à água de boa qualidade deve ser garantido a todos os habitantes do planeta como direito básico de todos os seres vivos. O objetivo do estudo foi avaliar a morfometria e a qualidade da água superficial em microbacias no município de Guaçuí, localizado no sul do Estado do Espírito Santo, na Região da Serra do Caparaó. Foram selecionadas 10 microbacias da bacia do Ribeirão de São Tiago. Para o mapeamento e análise morfométrica das microbacias, foram utilizadas Ferramentas de Sistema de Informações Geográficas (SIGs). Para validação dos mapas usou-se a medida Kappa. Avaliaram-se 16 parâmetros físico, químicos e
biológicos para determinar a qualidade da água e compará-los com os limites permitidos pela legislação. As coletas aconteceram entre os meses de setembro/2010 a agosto/2011 nos períodos de chuva e estiagem. A análise morfométrica mostrou que a bacia não está sujeita a enchentes e que sua declividade influencia na qualidade da água. As amostras analisadas mostraram que os parâmetros Sólidos Suspensos nas bacias com área agrícola, pastagens, café, frutas e hortaliças (AG), 10% apresentam uso moderado de uso e Turbidez, nas bacias de uso misto, agricultura e vegetação nativa (MC) apresentam 20% com uso inadequado para a agricultura. Nas bacias mistas (MC), período das chuvas, os níveis de potássio ficaram acima do recomendado para agricultura. As análises mostraram que o parâmetro coliforme termotolerante está fora dos limites recomendados pelo Ministério da Saúde para consumo humano.
Palavras-chave: Morfometria. Qualidade da água. Parâmetro fisico-químico. Bacia
do Ribeirão de São Tiago.
Assinar:
Postagens (Atom)