A Estância São Lucas recebeu neste domingo (01.06.2014) mais uma doação de animal silvestre para compor a fauna da RPPN Alimercino Gomes de Carvalho.
Trata-se de um Jabuti Piranga, que passará por um período de adaptação à nova vida e posteriormente será solto na unidade. Valeu Eliane, nosso muito obrigado.
Nome Popular: Jabuti de Patas Vermelhas, Jabuti Piranga, Red-footed Tortoise
Nome Científico: Geochelone carbonaria
Distribuição: América do Sul
Família: Testudinidae
Tamanho: 40 a 60 cm
Cores: existem diversas variações de cor, sendo a mais comum a de corpo marrom esverdeado com patas e cabeça pintadas de vermelho ou alaranjado
Tempo de Vida: 50 anos
Dono de um temperamento tranquilo, o Jabuti de Patas Vermelhas é um dos répteis mais procurados como bicho de estimação no Brasil, principalmente devido ao seu aspecto dócil. O animal é muito confundido com o Jabuti de Patas Amarelas, réptil de mesma espécie que se difere pela cor das patas e cabeça.
A diferenciação dos sexos se dá pela concavidade da barriga, característica que só é visível a partir dos quatro anos do animal. Nas fêmeas, a barriga é côncava enquanto nos machos é reta.
Extremamente territorialistas, os Jabutis Piranga estão prontos para a reprodução a partir dos seis anos, sendo que na primavera começam as disputas entre os machos para obter a melhor fêmea. Nessas brigas os machos batem seus cascos uns contra os outros e dão mordidas, porém dificilmente essas lutas causam lesões graves.
http://petmag.com.br/repteis/jabuti-de-patas-vermelhas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário